Página Inicial Notícias Câmara de Água Clara/MS aprova alterações na previdência.

Câmara de Água Clara/MS aprova alterações na previdência.

22/07/2020 - 19h07

Por SIGMA Assessoria

A Câmara Municipal de Água Clara/MS aprovou na manhã de hoje (22/07), por unanimidade, alterações na legislação previdenciária local.
 
O projeto de lei encaminhado pelo Executivo Municipal define que a contribuição previdenciária dos servidores vinculados ao ÁGUA CLARA PREVIDÊNCIA passará de 11% para 14% e a contribuição do Ente Patronal será de 26,81% já incluso percentual para amortização do déficit atuarial.
 
O presidente da Câmara Municipal alertou que os municípios que mantém regimes próprios de previdência social, como é o caso de Água Clara, têm até o dia 31 de julho para se adequarem às regradas estatuídas pela Emenda Constitucional 103/2019, que promoveu reforma no sistema previdenciário brasileiro.
 
O cumprimento das regras é uma exigência para que os entes federados obtenham o Certificado de Regularidade Previdenciária, necessário para receber transferências financeiras voluntárias da União e Estado e pleitear financiamentos com instituições financeiras.
 
A Diretora-Presidente do ÁGUA CLARA PREVIDÊNCIA, Maria Aparecida Elias de Souza, explica que esta é uma medida obrigatória para os municípios, mas que precisava ser aprovada pelo Poder Legislativo municipal.
 
Cida Elias esclareceu ainda que, o projeto de lei foi concebido após realização de estudos técnicos, em especial o atuarial e, depois amplamente debatido com os Conselheiros e com todos os Vereadores, a partir de uma reunião organizada pelo Presidente do Legislativo Municipal. Destacou ainda que, foi atendido uma solicitação do Prefeito Municipal Edvaldo de Queiroz para que não alterasse a forma de contribuição dos aposentados e pensionistas.
 
Importante destacar que mediante solicitação do Prefeito Municipal, não se extinguirá e nem será reduzido a isenção contributiva dos aposentados e pensionistas, que continuará correspondente ao teto o INSS (hoje é de R$ 6.101,05).
 
O Vereador Eulojari Ferreira de Souza, antes de declarar o voto favorável, fez questão de ressaltar que a Câmara Municipal além dele possui mais dois Vereadores que são servidores públicos municipais e que após análise do projeto por sua assessoria e pela Procuradora Jurídica daquela Casa Legislativa, que é especialista em direito previdenciário, o mesmo chegou a conclusão que, apesar do aumento da alíquota o mesmo ainda é benéfico aos servidores municipais, muito diferente do aprovado para os servidores estaduais.
 
Finalizando o Presidente Saylon Cristiano de Moraes, afirma à todos os servidores públicos municipais, que a Câmara Municipal cumpriu o papel de bem legislar em prol de todos e, que o projeto aprovado hoje, altera as alíquotas contributivas, regras na concessão de pensão por morte e transfere a responsabilidade dos benefícios temporários para o Ente Municipal (prefeitura e câmara), contudo, sem alterar idade e tempo de contribuição.
 
A nova contribuição dos servidores passará a ser descontada a partir da folha de pagamento de novembro próximo, por conta do dispositivo da noventena, devendo ser sancionado pelo Prefeito Municipal nos próximos dias.



Voltar

Rua Jornalista Belizário Lima, 253
Vila Glória
Campo Grande/MS
79004-270

Horário de atendimento

Segunda à Sexta, das 8H00 às 11h30 e das 13h00 às 17h00

Redes Sociais

Copyright © 2024

Site desenvolvido por: